Laura Gigante Albuquerque tornou-se Mestra em Ciências Criminais

A equipe de advogados criminalistas do Achutti Osorio Advogados Associados acaba de ganhar um reforço. Após a defesa de sua dissertação de Mestrado em Ciências Criminais na PUCRS em dezembro, Laura Gigante Albuquerque, que atua nas áreas do Direito Penal, Processual Penal, Sociologia Jurídica e Direitos Humanos, inicia o ano de 2019 reassumindo suas atividades no escritório de advocacia onde iniciou a carreira como estagiária em 2013: “Quando ingressei [no escritório] como estagiária, nunca pensei que hoje olharia para trás e veria todo esse percurso, que foi de muito trabalho e muito aprendizado, mas também de realização pessoal e profissional. É com muito orgulho que eu integro a equipe do Achutti Osorio Advogados Associados e pretendo continuar fazendo sempre o meu melhor”, relata a advogada sobre a sua trajetória.

Para a Mestra em Ciências Criminais, ser advogada é uma carreira extremamente gratificante: “atuar na defesa e na representação de alguém, e fazer algo que possa ajudar ou às vezes mudar a vida da pessoa, são coisas que me movem e me inspiram”. Na sua visão, um dos papéis mais relevantes do advogado, hoje em dia, é trabalhar para garantir o direito a um processo justo e à presunção de inocência.

O Processo Penal sempre presente no currículo

Na sua dissertação, Laura abordou a “(in)efetividade da audiência de custódia no controle da violência policial: um estudo sobre teoria e prática no sistema de justiça criminal”. De acordo com a advogada, que foi contemplada com bolsa de pesquisa, o tema já fazia parte de seus estudos desde a implementação desse novo procedimento, em 2015. “Após defender a monografia da especialização, resolvi ampliar a minha pesquisa para a dissertação de mestrado, relacionando com o tema da violência policial, que pra mim é um dos maiores problemas do sistema de justiça criminal brasileiro”, esclareceu. Fizeram parte de sua banca o orientador, professor Nereu José Giacomolli e os professores Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, Ricardo Jacobsen Gloeckner e Vanessa Chiari Gonçalves.

Desde que ingressou no escritório, Laura Gigante Albuquerque se graduou em Direito pela UFRGS (2016) e concluiu especialização em Ciências Penais pela PUCRS (2017), além de tornar-se Mestra em Ciências Criminais (2018). Também integra o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC – PUCRS) e o Grupo de Pesquisa Processo Penal Contemporâneo (PUCRS). Além disso, é coorganizadora do livro “Processo Penal Contemporâneo em Debate: volume 3”, publicado em 2018 pela editora Tirant Lo Blanch.

Para saber mais:
Confira aqui o Currículo Lattes.
Confira aqui o Linkedin.
Contato: laura.gigante@achuttieosorio.com.br

Notícias recomendadas